DIREÇÃO: Sofia Coppola.
ROTEIRO: Sofia Coppola.
ELENCO: Bill Murray, Scarlet Johansson.
PRODUÇÃO: Sofia Coppola, Ross Katz.
DURAÇÃO: 102 min.
ANO: 2003.
PAÍS: EUA/Japão.
GÊNERO: Drama.
Sofia Coppola (como diretora) Bill Murray e Scarlett Johansson (como atores) fizeram, em 2003 "Encontros e Desencontros". A história é simples. Bob Harris (Murray) é um ator em decadência que vai para Tóquio participar de uma campanha publicitária. Na cidade japonesa, Harris encontra Charlotte (Johansson), que é uma jovem que está depressiva e não sabe o que quer da vida. Com a solidão, ambos acabam se conhecendo melhor e começam uma amizade que pode durar poucos dias.
Uma das coisas que me deixou decepcionado com a produção foi o desenrolar da trama. Apesar de estarem em Tóquio (leia-se: luzes na cara e movimento toda hora), a história de Harris e Charlotte assume um tom que chega a dar sono em alguns momentos. Característica do filme ou não, é um dos únicos defeitos que vi no longa.
Tanto Murray quanto Scarlett acabam se destacando muito, pois a história se centra em seus personagens e Coppola acaba dando liberdade para que eles possam mostrar os sentimentos dos protagonistas. Murray já era conhecido do público nessa época e esse filme foi a consolidação de Johansson no mercado de Hollywood.
Gostaria de dedicar um parágrafo também para os personagens. Ambos complexos e com coisas que sentimos no cotidiano, Bob Harris e Charlotte acabam conseguindo nosso carisma logo no início da trama, que ainda conta com boas pinceladas de comédia. Harris está em decadência após fazer muito sucesso nas telonas nos filmes da década de 70, e Charlotte está totalmente perdida e não consegue arrumar um rumo para sua vida. Um decadente e uma depressiva muito bem construídos no belo roteiro de Sofia.
![]() |
Murray e Johansson estão ótimos nos papéis. |
O roteiro mostra que o cinema atual só precisa se atentar a contar histórias e pode ser comparado a “Pequena Miss Sunshine" de Michael Arndt e a "Juno", de Diablo Cody, por sua simplicidade (todos os citados, inclusive este de Sofia Coppola, ganharam o Oscar na categoria Roteiro Original). Sem grandes extravagâncias, mas com muita qualidade e criatividade.
Trilha muito legal também. Podemos deleitar de vários sucessos como na cena em que Bob e Charlotte estão cantando com os amigos. No fim, podemos dizer que a história é magnífica, apesar de parada em alguns momentos. Atuações seguras e roteiro muito bom, que rendem a "Encontros e Desencontros" o cumprimento de seu papel. Ser um dos melhores filmes de baixo orçamento já feitos.
Trailer do filme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário