TÍTULO: Forrest Gump (Forrest Gump: O Contador de Histórias) EUA, 1994, 141 min.
ELENCO: Tom Hanks, Robin Wright Penn, Gary Sinise, Mykelti Williamson, Sally Field
DIREÇÃO: Robert Zemeckis
ROTEIRO: Eric Roth
GÊNERO: Comédia/Drama
DISTRIBUIDORA: Paramount Pictures
Venho aqui, escrever a vocês que acompanham o blog, a crítica de um filme que é muito conhecido. Forrest Gump. Conhecido e maravilhoso, ganhou com todos os méritos seus prêmios. Gump mistura vários gêneros, e é isso que o faz um dos melhores filmes que eu já vi.Em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos, nasce um menino com alguns “problemas”. Ele é um pouco abaixo da média no quesito inteligência e vive com uma coluna cheia de problemas, torta como um ponto de interrogação. A mãe do menino, também conhecido como Forrest, Forrest Gump, acha que ele não tem problemas, mas é um menino especial, que precisa de cuidados. Gump vai ao médico e acaba recebendo um tratamento que não gosta muito, o uso de peças para usar nas pernas para endireitar a sua coluna. Também entra na escola e acaba sendo vitima das famosas piadas que o incomodam. Em meio a tudo isso, Forrest conhece uma amiga e menina muito especial. Jane. Então, fica amigo dela e essa é sua vida até chegar na idade adulta. O que o espera nesse mundo inóspito? Grandes aventuras, desde uma guerra até um torneio de Ping-Pong.
Não contei muito mais pois seria uma falta de consideração, pois um filme tão belo precisa daquela dúvida inicial. “Será que o filme é tudo o que dizem?” É pode ter certeza. Como escrevi no primeiro parágrafo, Forrest Gump reúne vários gêneros, desde a comédia mais engraçada até um grande drama na vida do personagem principal. Personagem aliás, que é interpretado por ninguém mais ninguém menos que Tom Hanks. Que atuação. Uma das melhores já vistas, e pode até ser a melhor do ator, que já vez tantos filmes ótimos, desde Naufrago até Terminal. No segundo parágrafo, coloquei a palavra problemas entre parênteses. Por quê? Se não fosse esses considerados problemas, dificilmente Forrest Gump conseguiria prender nossa atenção até o fim. Problemas, como a ingenuidade que deixam o personagem cada vez mais especial e cativante. São esses problemas que tornam Gump tão interessante. Isso é um dos aprendizados que o filme passa, dentre vários outros.
O filme conta com grandes atuações. De Tom Hanks já opinei. Oscar merecido para o ator. Mas vários outros atores conseguem roubar a cena. Destaque para Michael Conner Humphreys, que interpreta Forrest Gump quando criança. Muito bom mesmo. Robin Wright Penn, que interpreta Jenny também manda muito bem. Mykelti Williamson , que dá vida ao fiel amigo de Forrest, Bubba, também se destaca. Sem falar no Tenente Dan Taylor, que é o ator Gary Sinise, que também é acima da média.
Gosto do filme porque consegue, ao longo de pouco mais que duas horas, tomar toda nossa atenção contando a vida de apenas uma pessoa. Sim, que conduz o fio do roteiro é Tom Hanks, quero dizer Forrest Gump. É nessas horas que vemos se o ator é bom ou não. Deve ser duro agüentar uma história que conta apenas a vida de seu personagem. Falando em personagem, todos eles são muito bem trabalhados. Conseguimos perceber a emoção deles e suas carências. Sem falar no aprendizado deles, que também é uma boa lição para todos nós.
Gump também reúne vários encontros históricos, seja da Ku Klux Klan até seus encontros com os presidentes dos Estados Unidos. Desde o momento em que ele integra a seleção de futebol de seu país até o momento em que ela “dá” a idéia para um certo alguém sobre uma camisa.
Agora, o ponto principal da história, que acompanha o título. Forrest Gump- O Contador de Histórias. Com certeza Gump é o maior contador de histórias que o cinema já viu. Quem dera eu ter vivido tantas experiências para contar aos outros. Sim, Forrest viveu suas experiências, mas o que faz dele um grande contador de histórias é o modo como as conta. Sua inocência e carisma são o ponto forte para que ele tenha feito tanto sucesso. Bom, é assim que eu termino. Forrest Gump é inocente e carismático, mas acima de tudo, um homem como poucos.
Categoria: Excelente
Nota: 11,0
Tom Hanks: um ótimo ator.
Nenhum comentário:
Postar um comentário