
Esse filme é realmente muito bom. Já chega até a ficar repetitivo falar isso, mas todos os filmes da saga são demais. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, lançado em 2004, só confirma que a saga do bruxinho vai ser a maior do cinema, se tratando de bilheteria. Alfonso Cuarón dá um toque de mestre para adaptar o livro de Rowling para os cinemas. Segundo o diretor, antes das filmagens ele recebeu um recado da escritora: “Seja fiel ao espírito dos livros, mas não seja literal”. Bom, o resultado já foi visto e dispensa comentários.
Segundo o site metacritic.com, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban foi o melhor filme da série (sem levar em conta As Relíquias da Morte- Parte 2) pela avaliação dos críticos. Já por juro popular, ou seja, pela avaliação dos usuários, o filme perde para O Cálice de Fogo, As Relíquias da Morte- Parte 1, A Pedra Filosofal, e empata com A Ordem da Fênix.
Nesse filme, Daniel Radcliffe vive o protagonista e tinha 15 anos na época. Já Rupert Grint, que vive Rony, tinha 16 anos. Enquanto isso, Emma Watson somava apenas 14 aninhos de idade.
Ainda no campo de estatísticas, vamos falar de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e o famoso prêmio Oscar. No ano de 2004, o terceiro filme da saga recebeu indicação pela trilha sonora e pelos efeitos especias. A trilha foi comandada pelo mestre John Williams. Já nos efeitos especiais, o que deve ter agradado a Academia foi a dificuldade para fazer a cena em que tia Guida sai voando pelos ares. Sem falar nas cenas com dementadores e com hipogrifo Bicuço.
Nessa questão precisei de ajuda, pois não li o terceiro livro. Mas por onde passei os olhos, sempre vi a galera reclamando de algumas cenas do filme que nada são fiéis, ou nem chegam a aparecer nas telonas. Começamos pelos detalhes da amizade de Lupin, Sirius, Tiago e Pettigrew. No livro, Remo conta tudo direitinho e fala como criaram o Mapa do Maroto e para que servia a Casa dos Gritos. Agora no quesito fidelidade, Cuarón, foi xingado por ter feito a Firebolt de Harry ser um presente que chega no fim do ano letivo, enquanto na obra de Rowling, ela chega como presente de Papai Noel.
Harry soltando um dos feitiços mais famosos do mundo.
No terceiro filme também conhecemos um dos feitiços mais usados da série e um dos quais Potter é especialista. O famoso Expecto Patronum, que serve para mandar os dementadores para bem longe. Vamos ver dados do terceiro filme:
Nome: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Harry Potter and the Prisioner of Azkaban)Gênero: Aventura
Duração: 141 minutos
Lançamento: 4 de junho de 2004
Estúdio: Warner Bros. / Heyday Films / 1492 Pictures
Distribuição: Warner Bros.
Orçamento: US$ 130 milhões
Arrecadação: US$ 795.5 milhões
Direção: Alfonso Cuarón
Roteiro: Steve Kloves, baseado na obra de J.K. Rowling
Produção: David Heyman
Música: John Williams
Agora, leiam as críticas sobre Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban:
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
por Érico Borgo
(do site omelete.com.br)
"Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban, adaptação do terceiro livro da série literária escrita por Joanne Rowling, chega às telas com novo diretor e produção impecável - a melhor dos três filmes até aqui.
Fotografia, efeitos especiais, elenco, cenários, tudo beira a perfeição técnica. Nada mais coerente, entretanto, se considerarmos o orçamento da produção: 130 milhões de dólares. Dá pra errar com uma verba dessas, mas é difícil.A diferença na direção já pode ser sentida logo de cara, nos primeiros minutos. O mexicano Alfonso Cuarón (E sua mãe também) desenvolve um clima bastante diferente das aventuras dirigidas pelo "certinho" Chris Columbus (Harry Potter e a pedra filosofal e Harry Potter e a câmara secreta). Ele arrisca algumas sacadas de humor negro, transições estilosas entre as cenas (Dumbledore surgindo do meio de um coral de estudantes, por exemplo), alguns ecos do expressionismo alemão (Potter frequentemente é envolvido por fade-outs na forma de máscaras, como os utilizados por Fritz Lang) e prefere as tomadas externas, carregadas de clima sombrio, em detrimento aos grandiosos cenários dos dois primeiros filmes. As opções parecem refletir melhor os temas fantásticos de Harry Potter, como a seqüência em que o menino bruxo voa maravilhado nas costas de um Hipogrifo (uma mistura de cavalo e águia).
Seria uma diversão irretocável, não fosse um defeito colossal: Azkaban tem o pior roteiro da série. Algo injustificável, já que o terceiro livro de J.K. Rowling tem uma das melhores histórias dos cinco volumes já lançados nas livrarias.
Se nos dois primeiros filmes já havia uma certa aura de "adaptação pra quem já leu o livro", pela falta de certas explicações cruciais, O prisioneiro de Azkaban simplesmente parece esquecer a audiência não familiarizada com a obra de Rowling. Elementos importantes da história são desconsiderados, deixando uma sensação de cenas soltas, sem amarração narrativa. Assim, o público que não teve contato com o romance deve perder boa parte - pior... a parte realmente inteligente - da diversão. Afinal, qual a vantagem em se produzir uma adaptação que precisa do material-base para se sustentar? Dessa forma, o filme não passa de uma espécie de livro ilustrado modernoso.
Claro que isso é um mero detalhe para os fãs do livro. Certamente, eles não devem se importar, afinal, conhecem os detalhes da história de trás para frente e podem desfrutar do que a produção tem de melhor: a atmosfera.
Trio adolescente
Cuarón caprichou no clima da aventura. Pra começar, tirou os pesados uniformes dos estudantes de Hogwarts e deixou os atores vestindo roupas normais durante boa parte do filme. Dessa forma é mais divertido observar como os protagonistas cresceram e deixaram de ser aquelas crianças dos primeiros filmes para tornarem-se adolescentes. A mudança também é refletida na personalidade dos personagens. Harry (Daniel Radcliffe), Ron (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) não levam mais desaforos para casa. Estão "respondões" e dão o troco até mesmo em Draco (Tom Felton, exageradamente afeminado) e seus asseclas. Aliás, é esse novo comportamento de Harry que dá o empurrão inicial da história, ao fazê-lo fugir da casa dos tios logo no começo do filme, depois de um incidente com a irmã de seu tio. Sem rumo, Harry acaba resgatado pelo Nôitibus Andante, um ônibus que transporta bruxos e bruxas perdidas, numa das seqüências mais divertidas do filme.
É justamente nesse veículo que o ex-menino, agora adolescente, descobre que Sirius Black (Gary Oldman), um temido e odiado bruxo assassino, conseguiu um feito inédito: escapar da prisão de segurança máxima de Azkaban. Acontece que o criminoso tem um certo interesse em Harry Potter, o que faz com que o Ministério da Magia tome as devidas precauções para aumentar a segurança da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts: um destacamento de Dementadores - os implacáveis guardas de Azkaban - é enviado para a instituição a contragosto do diretor Dumbledore (Michael Gambon, substituindo sutilmente o falecido Richard Harris).
Cercados pelas encapuzadas criaturas negras - cuja realização foi muito feliz, já que as diferenciou bastante dos Espectros do Anel de O Senhor dos Anéis - os estudantes continuam o seu ano letivo até que surgem evidências da entrada de Sirius na escola. Mesmo ameaçado pelo assassino, Harry decide encontrá-lo para resolver assuntos pendentes, algo que ele descobriu durante uma excursão clandestina ao povoado de bruxos colado à Hogwarts. Contudo, o jovem feiticeiro não desconfia que a divisão entre o bem e o mal não é mais aquele preto e branco contrastante das suas aventuras anteriores. Agora, como nas paisagens sombrias registradas por Cuarón, há uma gama de cinzas que mudará sua vida para sempre.
A ameaça também criará uma forte ligação entre Harry e Lupin (David Thewlis), o novo professor de Defesas contra as artes da trevas. Aliás, outro dos pontos fortes do filme é a série de aulas particulares de Potter com o novo mestre - mérito de Thewlis, que convence como o atormentado professor.
Sem espaço para grandes atuações, resta aos demais integrantes do elenco principal - Gary Oldman (Sirius), Emma Thompson (a professora de Adivinhação) e Timothy Spall (Pedro Pettigrew) - apenas duas ou três cenas importantes, um mero prenúncio do que virá pela frente nos próximos filmes. Com um roteiro melhor, esperamos."
Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
por Roberto Guerra
(do site cinema.cineclick.uol.com.br)
"Depois de assistir a Harry Potter e O Prisioneiro de Azkaban, adaptação do terceiro livro sobre as aventuras do jovem bruxo criado pela inglesa J.K. Rowling, a primeira conclusão que me veio à cabeça foi de que a série só saiu ganhando com a saída de Chris Columbus, diretor dos dois primeiros filmes, e a entrada em cena de Alfonso Cuarón, responsável por levar aos cinemas esta nova aventura.
O diretor, responsável pelos bem-sucedidos E Sua Mãe Também e A Pequena Princesa, conseguiu superar um obstáculo que parecia intransponível para Columbus, que era o de deixar a história atrativa também para os que nunca leram um livro de Harry Potter. Cuarón acrescentou mais ritmo, humor e aventura ao filme e não perdeu muito tempo tentando explicar com detalhes qualquer geringonça mágica que aparece em cena - como era praxe nos longas anteriores. Desta vez, a história flui sem maiores interrupções.
O diretor, responsável pelos bem-sucedidos E Sua Mãe Também e A Pequena Princesa, conseguiu superar um obstáculo que parecia intransponível para Columbus, que era o de deixar a história atrativa também para os que nunca leram um livro de Harry Potter. Cuarón acrescentou mais ritmo, humor e aventura ao filme e não perdeu muito tempo tentando explicar com detalhes qualquer geringonça mágica que aparece em cena - como era praxe nos longas anteriores. Desta vez, a história flui sem maiores interrupções.
Não se pode negar, contudo, que o diretor e o roteirista Steve Kloves se beneficiaram do próprio enredo de O Prisioneiro de Azkaban, eleito por muitos leitores como o melhor livro da série. Neste terceiro filme, os personagens se humanizam e passam por transformações de ordem pessoal. Harry Potter, entrando na adolescência, não tolera mais os tios e foge de casa. A relação entre ele e os amigos Rony e Hermione amadurece e não é mais permeada por infantilidades como antes. Além disso, o filme flerta com temas como traição, discriminação entre classes, racismo e crises de identidade, o que ajuda a aproximar a trama do público.
Entre os novos perigos que Harry terá de enfrentar desta vez estão os temidos dementadores, sentinelas da prisão de Azkaban, que sugam a alma e a felicidade de quem encontram pelo caminho. Eles estão à procura do foragido Sirius Black (Gary Oldman), que seria braço direito de Lord Voldermont e responsável indireto pela morte dos pais de Harry.
Entram em cena também os animagos, bruxos (do bem ou do mal) que se disfarçam de animais, a criatura mágica Bicuço, um ser metade águia metade cavalo chamado hipogrifo, e a desmiolada professora de adivinhação Sibila Trelawney, interpretada com irreverência por Emma Thompson.
Fãs de velha data e marinheiros de primeira vão curtir."
Sinopse: Quando a desprezível Tia Guida voa pelo céu na noite, Harry parte para o que será seu terceiro ano em Hogwarts. Um passeio no Nôitibus o leva para o Beco Diagonal onde ele fica sabendo que um prisioneiro foragido, Sirius Black, está atrás dele. Em Hogwarts, Harry e seus amigos aprendem a delicada arte de se aproximar de um Hipogrifo e como transformar monstros em risadas. Dementadores sugadores de almas pairam sobre Hogwarts, ameaçando Harry, enquanto um seguidor de Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado espreita pela escola. E Harry será forçado a confrontar todos eles.
Elenco:
Richard Griffiths …. Tio Válter
Pam Ferris …. Tia Guida
Fiona Shaw …. Tia Petúnia
Harry Melling …. Duda Dursley
Adrian Rawlins …. James Potter
Geraldine Somerville …. Lílian Potter
Lee Ingleby …. Lalau
Lenny Henry …. Cabeça no Noitibus
Jimmy Gardner …. Ernesto
Gary Oldman …. Sirius Black
Jim Tavaré …. Tom
Abby Ford …. Camareira
Robert Hardy …. Cornélio Fudge
Rupert Grint …. Ronald Weasley
Emma Watson …. Hermione Granger
James Phelps …. Fred Weasley
Oliver Phelps …. Jorge Weasley
Chris Rankin …. Percy Weasley
Julie Walters …. Molly Weasley
Bonnie Wright …. Gina Weasley
Mark Williams …. Arthur Weasley
David Thewlis …. Professor Remo Lupin
Devon Murray …. Simas Finnigan
Warwick Davis …. Professor Flitwick e Maestro
David Bradley …. Argo Filch
Michael Gambon …. Alvo Dumbledore
Alan Rickman …. Professor Severo Snape
Maggie Smith …. Professora Minerva McGonagall
Robbie Coltrane …. Rúbeo Hagrid
Matthew Lewis …. Neville Longbottom
Sitara Shah …. Parvati Patil
Jennifer Smith …. Lilá Brown
Tom Felton …. Draco Malfoy
Bronson Webb …. Garoto da Sonserina
Joshua Herdman …. Gregório Goyle
Genivieve Gaunt …. Pansy Parkinson
Kandice Morris …. Garota #1
Alfred Enoch …. Dino Thomas
Dawn French …. Mulher Gorda
Annalisa Bugliani …. Mãe no retrato
Tess Bu Cuarón …. Bebê no retrato
Violet Columbus …. Garota com flores
Paul Whitehouse …. Sir Cadogan
Emma Thompson …. Professora Sibila Trelawney
Ekow Quartey …. Garoto #1
Rick Sahota …. Garoto #2
Jamie Waylett …. Vincente Crabbe
Sharon Sanshu …. Garota #2
Danielle Taylor …. Angelina Johnson
Julie Christie …. Madame Rosmerta
Freddie Davies …. Velho homem no retrato
Peter Best …. O Carrasco
Timothy Spall …. Pedro Pettigrew
Equipe técnica principal:
Michael Barnathan …. Produtor Executivo
Chris Carreras …. Produtor Associado
Chris Columbus …. Produtor (e diretor)
Paula DuPré Pesman …. Produtor Associado
David Heyman …. Produtor
Callum McDougall …. Produtor Executivo
Lorne Orleans …. Produtor IMAX
Mark Radcliffe …. Produtor
Tanya Seghatchian …. Produtor Executivo
John Williams …. Trilha Sonora
Michael Seresin …. Cinematografia
Steven Weisberg …. Edição de Filmagens
Jina Jay …. Caça-talentos
Stuart Craig …. Produtor de desgin
Trilha Sonora:
Composição: John Williams
Lançamento: 25 de Maio de 2004
Faixas:
1. Lumos! (Hedwig’s Theme)
2. Aunt Marge’s Waltz
3. The Knight Bus
4. Apparation on the Train
5. Double Trouble
6. Buckbeak’s Flight
7. A Window to the Past
8. The Whomping Willow and The Snowball Fight
9. Secrets of the Castle
10. The Portrait Gallery
11. Hagrid the Professor
12. Monster Books and Boggarts!
13. Quidditch, Third Year
14. Lupin’s Transformation and Chasing Scabbers
15. The Patronus Light
16. The Werewolf Scene
17. Saving Buckbeak
18. Forward to Time Past
19. The Dementors Converge
20. Finale – 3:24
21. Mischief Managed
Curiosidades (do site potterish.com)
-Steven Spielberg, que havia sido cotado para dirigir o primeiro filme da série, deixou claro que aceitaria dirigir Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, por achá-la uma história mais misteriosa e complexa, mas acabou não sendo chamado.
-Emma Thompson aceitou o papel de Profª. Trelawney para impressionar sua filha de quatro anos, Gaia. O papel havia sido originalmente oferecido a Tilda Swinton, mas ela o recusou.
-Ewan McGregor esteve cotado para interpretar o professor Remo Lupin.
-Christopher Lee e Ian McKellen estiveram cotados para interpretar Alvo Dumbledore em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, depois da morte do ator Richard Harris. O papel, no entanto, acabou ficando para o Michael Gambon.
-Durante os créditos do Mapa do Maroto, atentem para: Pegadas que voltam para dentro do pé. Pegadas que seguem outras pegadas. Pegadas de gato seguindo pegadas de coruja. Pegadas extra grandes de Robbie Coltrane. Pegadas que tem especial interesse em encerrar o criador dos créditos. Dois pares de pegadas em uma escandalosa configuração no canto de uma pequena torre. Pegadas que correm para longe quando a página as encobre. Pegadas que ficam presas num quarto. Pegadas que andam até um quarto intitulado “A Lagoa Grindylow”, e então se afogam. Limites de Hogsmeade, incluindo a Loja de Reparo do Livro dos Monstros e A Loja de Bombas de Bostas. Em direção ao final, pegadas podem ser vistas jogando amarelinha. Acima da lista da música “La cumparsita” (a música tocada no TV Show que Duda está assistindo depois da Tia Guida flutuar fora da janela) um conjunto de pegadas podem ser vistas espremidas, um pé por cima do outro. Também olhe para as pegadas da turma de dança perto do crédito do compositor, e dois conjuntos de pegadas andando de costas pelos créditos do supervisor de efeitos especiais.
-A equipe de efeitos especiais gastou seis meses criando os dementadores. Originalmente, Alfonso Cuarón se assutava com a idéia de usar CGI, e queria usar técnicas mais tradicionais como fantoches. Eles tentaram uma técnica básica com um dementador fantoche flutuando ao vento, mas não ficaram satisfeitos da forma que ficou. O apresentador de fantoches Basil Twist mostrou a eles uma técnica que envolvia colocar o fantoche na água e filmar tomadas em câmera lenta com o filme voltando. Eles gostaram da maneira que ficou, mas compreenderam que isso seria impossível de se fazer, então no final eles decidiram usar CGI para criar os dementadores.
-O ilusionista Paul Kieve trabalhou como consultor no filme, tendo ensinado a vários integrantes do elenco pequenos truques mágicos.
-As tatuagens no corpo e mãos de Sirius Black foram copiadas de gangues de prisões russas. Eles são marcados quando identificam a pessoa como um homem a ser temido e respeitado.
Prêmios e indicações:
- Recebeu 2 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhores Efeitos Especiais e Melhor Trilha Sonora.
- Recebeu 4 indicações ao BAFTA, nas eguintes categorias: Melhor Filme Britânico, Melhor Maquiagem, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Desenho de Produção.
E assim chega ao fim a terceira parte do especial HP. Vamos comentar para melhoras. Abraço e até a próxima.
Harry e Hermione voando no pássaro Bicusso.
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